Powered By Blogger

E já estamos quase no Verão!

Olá! Tenho me portado um pouco mal porque já há algum tempinho que não "punha aqui os pés"!... Desculpem-me... é que ainda estou a aprender a mexer nesta coisa de blogues... ;)

domingo, 3 de janeiro de 2010

Discurso Directo e Discurso Indirecto

As pessoas falam, dialogam, conversam. A conversação processa-se sob a forma directa, quer ocorra na presença dos interlocutores, quer estes se encontrem à distância.



Discurso Directo

 A sua amiga perguntou-lhe:


- Observaste bem a Lua?

- Observei. – respondeu ela.



Discurso Indirecto

A sua amiga perguntou-lhe se tinha observado bem a Lua. Ela respondeu que a tinha observado bem.


Discurso Indirecto Livre

A pergunta da sua amiga não lhe saía da cabeça. Se observou bem a Lua! Que pergunta! Que sim, que a tinha observado bem. Que mais quereria ela saber?







- O discurso directo reproduz, quase textualmente, o discurso de outrem, que funciona como objecto directo do verbo declarativo, e fá-lo assinalando os seus enunciados com marcas específicas – travessão ou aspas, dois pontos, …;



- No discurso indirecto, desaparecem as marcas da “independência” sintáctica do locutor e os enunciados tornam-se complemento directo dos verbos declarativos;



- No discurso indirecto livre, faz-se uma “concessão” ao discurso directo, permitindo que, sob a estrutura do discurso indirecto, apareçam “pistas” da voz representada.

Sem comentários:

Enviar um comentário